segunda-feira, 4 de junho de 2018

Indicação de Filmes


INDICAÇÃO DE FILMES 
1)    A Rosa Púrpura do Cairo – Em área pobre de Nova Jersey, durante a Grande Depressão norte-americana, Cecília, uma garçonete que sustenta o marido bêbado e desempregado, que só sabe ser violento e grosseiro, foge da sua triste realidade assistindo a filmes. Mas ao ver pela quinta vez “A Rosa Púrpura do Cairo” uma reviravolta acontece em sua vida.
Como trabalhar: figuras de linguagem, alterações no tempo e espaço, mudança de sentido das palavras.  
2)    Crash, No limite – Do gênero drama, o filme conta a história de Jean Cabot, rica e mimada esposa de um promotor, em uma cidade ao sul da Califórnia, que tem o seu carro de luxo roubado por dois assaltantes negros. O roubo culmina num acidente que provoca a aproximação de habitantes de diversas origens étnicas e classes sociais de Los Angeles.
Como trabalhar: com temas que envolvem ética e cidadania, preconceitos.
3)    Diários de Motocicleta – A trama conta a história de Ernesto Che Guevara que, em 1952, ainda estudante de medicina, parte, acompanhado de seu amigo Alberto Granado, para uma viagem de moto pela América Latina. Após oito meses, a moto quebra, fazendo com que os dois amigos passem a fazer a viagem por meio de caronas e caminhadas.
Como trabalhar: pode ser trabalhado nas disciplinas de Arte (paisagem e musicas), geografia, historia, sendo tratado um tema interdisciplinar.
4)    Gran Torino – Dirigido pelo lendário ator Clint Eastwood, o filme “Gran Torino” conta a história do veterano de guerra Walt Kowalskim, que tem sua rotina solitária e pacata abalada quando passa a ter como vizinhos imigrantes vindos do Laos.
Como trabalhar: O filme é indicado para professores de língua portuguesa, história, geografia, sociologia e filosofia trabalharem temas como ética, pluralidade cultural e trabalho e consumo.
5)    Luzes da Cidade – Após se apaixonar por uma florista cega que acredita que ele seja um milionário, um homem tenta conseguir o dinheiro necessário para que ela faça uma operação que a permita voltar a enxergar. A trama, do gênero comédia, é dirigida por Charles Chaplin.
Como trabalhar: Por se tratar de um dos maiores astros que o cinema já teve, seria oportuna uma conversa inicial sobre o conhecimento dos alunos sobre Charles Chaplin, tentando explorar qual o papel do ator em diferentes épocas do cinema e qual o sentido de representar.
6)    Os Pássaros – Dirigido por Alfred Hitchcock, “Os Pássaros” é um filme norte-americano do gênero suspense que conta a história da cidade de Bodega Bay, invadida por milhares de pássaros.
Como trabalhar: O filme é indicado para que os professores trabalhem temas sobre o meio ambiente e cidadania, conflitos psicológicos e conflito homem-natureza.
7)    Narradores de Javé – O filme, dirigido por Eliane Caffé, conta a história de um povoado, Javé, que está prestes a ser inundado e dar lugar à represa de uma hidrelétrica. Os moradores da região chegam à conclusão de que a única maneira de impedir a tragédia é transformando Javé em Patrimônio da Humanidade. Para isso decidem transformar as lendas sobre a origem do lugar em um livro.
Como trabalhar: O filme apresenta versões diferentes sobre a origem da cidade de Javé. Neste sentido, os professores de língua portuguesa, história, geografia e filosofia podem trabalhar com os alunos a versão que lhes foi mais convincente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia 07 de Junho de 2018, os estudantes da EJA da escola Thomaz Barbosa Rangel participaram da palestra ministrada pela assistente social...