INDICAÇÃO DE FILMES
1)
A Rosa Púrpura do Cairo – Em
área pobre de Nova Jersey, durante a Grande Depressão norte-americana, Cecília,
uma garçonete que sustenta o marido bêbado e desempregado, que só sabe ser
violento e grosseiro, foge da sua triste realidade assistindo a filmes. Mas ao
ver pela quinta vez “A Rosa Púrpura do Cairo” uma reviravolta acontece em sua
vida.
Como trabalhar: figuras de linguagem,
alterações no tempo e espaço, mudança de sentido das palavras.
2)
Crash, No limite – Do
gênero drama, o filme conta a história de Jean Cabot, rica e mimada esposa de
um promotor, em uma cidade ao sul da Califórnia, que tem o seu carro de luxo
roubado por dois assaltantes negros. O roubo culmina num acidente que provoca a
aproximação de habitantes de diversas origens étnicas e classes sociais de Los
Angeles.
Como trabalhar: com
temas que envolvem ética e cidadania, preconceitos.
3)
Diários de Motocicleta – A
trama conta a história de Ernesto Che Guevara que, em 1952, ainda estudante de
medicina, parte, acompanhado de seu amigo Alberto Granado, para uma viagem de
moto pela América Latina. Após oito meses, a moto quebra, fazendo com que os
dois amigos passem a fazer a viagem por meio de caronas e caminhadas.
Como trabalhar: pode
ser trabalhado nas disciplinas de Arte (paisagem e musicas), geografia,
historia, sendo tratado um tema interdisciplinar.
4)
Gran Torino – Dirigido
pelo lendário ator Clint Eastwood, o filme “Gran Torino” conta a história do
veterano de guerra Walt Kowalskim, que tem sua rotina solitária e pacata abalada
quando passa a ter como vizinhos imigrantes vindos do Laos.
Como trabalhar: O
filme é indicado para professores de língua portuguesa, história, geografia,
sociologia e filosofia trabalharem temas como ética, pluralidade cultural e
trabalho e consumo.
5)
Luzes da Cidade – Após
se apaixonar por uma florista cega que acredita que ele seja um milionário, um
homem tenta conseguir o dinheiro necessário para que ela faça uma operação que
a permita voltar a enxergar. A trama, do gênero comédia, é dirigida por Charles
Chaplin.
Como trabalhar: Por se
tratar de um dos maiores astros que o cinema já teve, seria oportuna uma
conversa inicial sobre o conhecimento dos alunos sobre Charles Chaplin,
tentando explorar qual o papel do ator em diferentes épocas do cinema e qual o
sentido de representar.
6)
Os Pássaros – Dirigido
por Alfred Hitchcock, “Os Pássaros” é um filme norte-americano do gênero
suspense que conta a história da cidade de Bodega Bay, invadida por milhares de
pássaros.
Como trabalhar: O
filme é indicado para que os professores trabalhem temas sobre o meio ambiente
e cidadania, conflitos psicológicos e conflito homem-natureza.
7)
Narradores de Javé – O
filme, dirigido por Eliane Caffé, conta a história de um povoado, Javé, que
está prestes a ser inundado e dar lugar à represa de uma hidrelétrica. Os
moradores da região chegam à conclusão de que a única maneira de impedir a
tragédia é transformando Javé em Patrimônio da Humanidade. Para isso decidem
transformar as lendas sobre a origem do lugar em um livro.
Como trabalhar: O
filme apresenta versões diferentes sobre a origem da cidade de Javé. Neste
sentido, os professores de língua portuguesa, história, geografia e filosofia
podem trabalhar com os alunos a versão que lhes foi mais convincente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário