Gestora do Núcleo da Educação de Jovens e Adultos
Educação de Jovens e Adultos
Pensar sujeitos
para a Educação de Jovens e Adultos em Mato Grosso do Sul é compreender essa
modalidade de ensino na multiplicidade de circunstâncias e na dinâmica social
contemporânea em que essa diversidade se estabelece. Devido à extensão
territorial do estado e a peculiar situação socioeconômica de cada município, é
possível identificar perfis distintos de estudantes.
Cabe
ressaltar, a partir da constituição histórica do processo de formação do estado
de Mato Grosso do Sul, as especificidades e trajetórias distintas dos
estudantes da EJA, são povos do campo, das águas e da floresta, atentando-se
também para os privados de liberdade, pessoas com necessidades educacionais
especificas, público da educação especial e estudantes
oriundos de países fronteiriços, Paraguai e Bolívia.
Nos
municípios de maior concentração das atividades econômicas, associadas aos
diferentes setores da economia sul-mato-grossense, observa-se que os estudantes
trabalhadores buscam essa modalidade de ensino como uma oportunidade de concluírem
os estudos, muitas vezes por exigência do próprio trabalho. Entretanto, é
crescente o desejo dos estudantes em darem continuidade aos estudos visando o
ensino superior, uma vez que entendem o valor significativo da educação no
exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Assim sendo, o
currículo na Educação de Jovens e Adultos não deve ser entendido como na
pedagogia tradicional, que fragmenta o processo de conhecimento e o hierarquiza
nos componentes curriculares, mas sim como uma forma de organização abrangente,
na qual os conteúdos culturais relevantes estão articulados à realidade que o
estudante encontra-se, viabilizando um processo integrador dos diferentes
saberes, a partir da contribuição das diferentes áreas do conhecimento.
Parafraseando
Paulo Freire (1996) a educação influi na prática social do sujeito, dessa
perspectiva, percebe-se que os estudantes que buscam os cursos de EJA procuram
mais que conhecimentos prontos para serem reproduzidos, querem se sentir
sujeitos ativos e participativos na sociedade em que estão inseridos. Sendo
assim, a Educação de Jovens e Adultos deve ser ofertada com o objetivo de contribuir
para um aprendizado culturalmente significativo ao estudante, com vistas a
possibilitar sua formação integral e efetiva participação social.
Maria
Joana Durbem Mareco
Gestora
do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos
Secretaria
de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul
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