quinta-feira, 7 de junho de 2018




Gestora do Núcleo da Educação de Jovens e Adultos



Educação de Jovens e Adultos

Pensar sujeitos para a Educação de Jovens e Adultos em Mato Grosso do Sul é compreender essa modalidade de ensino na multiplicidade de circunstâncias e na dinâmica social contemporânea em que essa diversidade se estabelece. Devido à extensão territorial do estado e a peculiar situação socioeconômica de cada município, é possível identificar perfis distintos de estudantes.
Cabe ressaltar, a partir da constituição histórica do processo de formação do estado de Mato Grosso do Sul, as especificidades e trajetórias distintas dos estudantes da EJA, são povos do campo, das águas e da floresta, atentando-se também para os privados de liberdade, pessoas com necessidades educacionais especificas, público da educação especial e estudantes oriundos de países fronteiriços, Paraguai e Bolívia.
Nos municípios de maior concentração das atividades econômicas, associadas aos diferentes setores da economia sul-mato-grossense, observa-se que os estudantes trabalhadores buscam essa modalidade de ensino como uma oportunidade de concluírem os estudos, muitas vezes por exigência do próprio trabalho. Entretanto, é crescente o desejo dos estudantes em darem continuidade aos estudos visando o ensino superior, uma vez que entendem o valor significativo da educação no exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Assim sendo, o currículo na Educação de Jovens e Adultos não deve ser entendido como na pedagogia tradicional, que fragmenta o processo de conhecimento e o hierarquiza nos componentes curriculares, mas sim como uma forma de organização abrangente, na qual os conteúdos culturais relevantes estão articulados à realidade que o estudante encontra-se, viabilizando um processo integrador dos diferentes saberes, a partir da contribuição das diferentes áreas do conhecimento.
Parafraseando Paulo Freire (1996) a educação influi na prática social do sujeito, dessa perspectiva, percebe-se que os estudantes que buscam os cursos de EJA procuram mais que conhecimentos prontos para serem reproduzidos, querem se sentir sujeitos ativos e participativos na sociedade em que estão inseridos. Sendo assim, a Educação de Jovens e Adultos deve ser ofertada com o objetivo de contribuir para um aprendizado culturalmente significativo ao estudante, com vistas a possibilitar sua formação integral e efetiva participação social.             

Maria Joana Durbem Mareco
Gestora do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos
Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul

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